Amarelinha, pode ser feitas com vários formatos de desenho, caracol, quadrado e geométricos. A quantidade de casas pode também variar bastante.
Desenhe com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.
COMO JOGAR:
Cada jogador precisa de uma pedrinha.
Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.
Só pode por um pé em cada casa de cada vez. Quando há uma casa ao lado da outra, pode colocar os dois pés no chão.
Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão)
A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
Perde a vez quem:
Pisar nas linhas do jogo
Pisar na casa onde está a pedrinha
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
Ganha quem pular todas as casas primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário